terça-feira, agosto 15, 2006

A Importância das Juntas e Ligamentos


Jesus não estabeleceu vínculos fortes somente entre Ele e seus discípulos.

COL.2:19 - ...e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.


CONSIDERAÇÕES:

O CORPO É SUPRIDO PELO CABEÇA QUE É CRISTO:

Não retendo o cabeça que é Cristo: Cabeça fala sobre autoridade, Governo, Senhorio de Cristo, plenitude. Estar debaixo da autoridade de Deus é estar debaixo da autoridade do corpo de Cristo também. Quem está aberto para Jesus esta aberto para o Corpo também. Muitos dizem: “sou crente à vinte anos e não estou ligado com ninguém, não preciso”. Isto é soberba! Sem submissão jamais chegaremos ao alvo. Muitos se convertem e já começam bem, estão vivendo debaixo de autoridade e ligados por juntas e ligamentos e assim já mostram maturidade na caminhada com Cristo. Os membros do Corpo de Cristo são supridos por juntas e ligamentos. Paulo estabelece uma ordem: 1.Não reter o cabeça (Governo) 2. Suprido 3. bem vinculado por juntas e ligamentos e o resultado de tudo isso é um crescimento que procede de Deus.

A JUNTA VÍNCULA O MEMBRO. BEM VINCULADO POR JUNTAS E LIGAMENTOS. ISTO NOS FALA SOBRE MATURIDADE DE CADA MEMBRO. NADA PODE SER SINGULAR NO CORPO DE CRISTO.

CRESCE O CRESCIMENTO DE DEUS. VEM DE DEUS! ELE NÃO FALHA E NÓS NÃO PODEMOS FALHAR TAMBÉM.

Jesus não estabeleceu vínculos fortes somente entre Ele e seus discípulos. Ele também relacionou os discípulos entre si. Várias vezes Jesus enviou os discípulos de dois a dois. Certamente tinham que desenvolver uma relação profunda. A oração, os conselhos, a paciência, o perdão, o cuidado com o espírito de disputa, e tantas outras oportunidades que o Espírito Santo trabalhava neles enquanto estavam juntos no serviço.
Aquela relação entre Jesus e os discípulos era uma relação de discipulado, algo vertical. Este outro relacionamento específico é horizontal, que aqui chamamos de companheirismo. No discipulado, alguém mais maduro vela por alguém mais novo. No companheirismo há uma responsabilização mútua por edificarem um ao outro.
O companheirismo só funcionará se houver um compromisso mútuo diante do Senhor. Não havendo compromisso, não haverá desempenho de cada parte para edificação do outro. Isso quer dizer que esse relacionamento deve ser específico e distinto. Quando é assim, cada um sabe qual é a sua responsabilidade. Caso contrário, pensa-se que todos são responsáveis por todos (o que é verdade), mas ninguém se responsabiliza por ninguém.

Como Deve Ser Esse Relacionamento?

·Sujeição (Ef 5.21 ):
A grande prova de humildade é a submissão ao companheiro, pois muitas vezes é mais fácil sujeitar-se ao discipulador, que é alguém que consideramos mais maduro.

·Transparência (Tg 5.16):
Confessar os pecados um ao outro. Isso produz cura. Não devemos esconder nada. Aprender a colocar a vida perante o outro sem barreiras. É necessário se expor e perder o individualismo.


·Amor Verdadeiro (Jo 13.34):
Este amor começa com amizade. Quando Deus criou o homem, ele viu algo que não achou bom: A solidão (GN 2.18). Por causa disso criou uma ajudadora. O relacionamento não existe apenas para formar o caráter. Serve no propósito de trazer realização completa a cada um, de maneira que tenhamos prazer e alegria uns nos outros. Amor também é lealdade e fidelidade. Ao fazermos uma aliança, não é só para momentos de alegria, mas também um compromisso para as provações. É justamente nestas horas que o compromisso vai ser testado e desafiado. O verdadeiro amor também envolve cuidado e proteção. Devemos ter responsabilidade pelo bem estar do companheiro e de sua família.
·Honra (Rm 12.10):
Buscar sempre o interesse do outro, mesmo que envolva perdas. Estar sempre disposto a dar o primeiro lugar ao outro e ficar na posição de servo.
·Longanimidade e Perdão (Cl 3.12-13):
É neste relacionamento que várias áreas da vida irão se revelar e receber tratamento. É nesta hora que o companheirismo deve funcionar a fundo. Diante das deficiências do caráter do outro, não devemos desanimar, mas sim aprender a perdoar e a suportar. Neste momento o caráter de Cristo estará sendo formado em nós, porque, na prática, teremos que perdoar e suportar uns aos outros.

O Que Os Companheiros Devem Fazer?

·Edificarem-se com a Palavra (Cl 2.16), revisando textos, ensinos ministrados, aconselhando-se, animando-se, consolando-se, etc.
·Orar Juntos (Mt 18.19-20). É bom terem uma lista de oração.
·Sair para pregar aos incrédulos (Mc 6.7-12). Devem visitar contatos juntos.
·Cuidar dos seus discípulos juntos.
·Servirem-se (Gl 5.13).
·Estimularem-se ao amor e às boas obras (Hb 10.24).

Como Iniciar o Relacionamento?

·Não é necessário buscar afinidade. Não se deve idealizar um relacionamento que não terá problema.
·Não é necessário um longo período de observação. Não é casamento.
·Pode-se relacionar pessoas de idade diferente.
·Pode ser um relacionamento de três irmãos.
·Pode ser um irmão mais novo (ou antigo) na fé.
·Devem ser do mesmo sexo.
·Devem orar e buscar conselho antes de iniciar o relacionamento.

Perigos que destroem o Companheirismo:

·Egoísmo:
O egoísmo é o câncer de qualquer relacionamento. Por isso, alguém que tenha tendências fortes para manipular e explorar os outros, não tem, por enquanto, maturidade para exercer esta aliança.

·Diferenças de Personalidade:
Nunca encontraremos pessoas idênticas. Nem haveria vantagem nisso. É natural que os discípulos tenham algumas dificuldades para se ajustarem. A benção deste relacionamento, como já vimos, repousa justamente nisso. Assim os companheiros têm a oportunidade de lidar biblicamente com suas diferenças, podendo aplicar princípios que, de outra forma, seriam apenas teóricos (Pv 27.17).

·Ataques do Diabo:
O diabo se levantará contra qualquer aliança de edificação entre irmãos. Usará mentiras, mal-entendidos, desânimos e suspeitas falsas, tentando colocar um contra o outro. Os companheiros devem vencer juntos em oração, bem como esclarecer sempre toda questão que surgir.

·Fofocas:
Um relacionamento de edificação não admitirá comentários nocivos sobre a vida de outros discípulos, nem mesmo a pretexto de “orar pelo irmão”. Fofocas e contendas entre irmãos são as armas mais terríveis do diabo para destruir a unidade do Corpo (Pv 6.16-19).

Fonte: www.igrejadejesusemsaovicente.com.br